A  Música Country chegou ao Brasil na década de 60 pela voz solitária de Bob Nelson, que fez por cerca de 40 anos, um vocal típico chamado “Yodel” (canto tirolês).  Paralelamente ao sucesso do filme “Deliverance”, traduzido aqui como “Amargo Pesadelo“, cuja trilha “Dueling Banjos” encantou plateias do mundo inteiro.

Bob Nelson foi o primeiro artista brasileiro a misturar o ritmo regional caipira com o country americano, nascido em Campinas, em 12 de outubro de 1918, cidade onde estudou para ser ferroviário, como o pai, mas se recusou a seguir a profissão.
No auge da carreira, quando já fazia a mistura do caipira com o country, Bob Nelson chegou a compor músicas para Luiz Gonzaga. Sua importância musical foi homenageada por Erasmo Roberto Carlos, com a canção “A Lenda de Bob Nelson”.
Bob gravou, na década de 1940, uma versão em português de ‘Oh! Susanna’, música popular do século XIX escrita por Setphen Foster. Foi um dos maiores sucessos da carreira do cantor, que adotou o pseudônimo de “Cowboy”. Bob também atuou no cinema nos filmes “Segura Esta Mulher” e ‘Este Mundo é Um Pandeiro’.
Bob continuou a fazer shows até chegar aos 90 anos. Em entrevista, ele disse que “não conseguiria parar até morrer.” Bob  morreu em 28 de agosto de 2009 vítima de uma parada cardíaca.

DANÇA

A dança country nasceu junto com a música country, em cidades como Nashville e Santa Fé, no sul dos Estados Unidos, no começo do século XIX, quando imigrantes da Inglaterra que não encontravam trabalho nas colônias do nordeste partiam para o oeste em busca de terra e ouro. Viajavam a cavalo, em grupos, montando acampamento nas paradas dos trajetos longos e cansativos. Nessas paradas, todos se reuniam em torno de fogueiras, cantavam e dançavam ao som de violões, banjos, bandolins e rabecas. O ritmo era mais lento do que o do country que se ouve nas rádios hoje em dia, e havia uma forte influência de ritmos sulistas como o blues e o folk. As pessoas inventavam passos para as músicas, e decoravam pequenas coreografias. Com a colonização do oeste e do sul dos Estados Unidos, a música e a dança country cresceram e firmaram suas raízes nos bares das pequenas cidades, os famosos saloons dos filmes de faroeste.
Existem, basicamente, três tipos de dança:

* Singles Dance, Line Dance ou Honky Tonk - dança sem par, em fila, formando coreografias, onde cada um pode colocar seu estilo, giros diferentes, desde que não mexendo na estrutura básica da coreografia.

* Two-Step - passo a dois, coreografado, dançado livre ou em círculos, como em uma quadrilha.

* Partner Dance - dança de par, a mais parecida com a nossa dança de salão, onde não existe coreografia e a sequência de passos é definida pelo comando do cavalheiro.

Leave a Reply